Há de se ter coragem para entrar n'A porta no muro, de Wells


Minha primeira leitura de H. G. Wells, autor do clássico "Guerra dos Mundos", é este encantador conto estendido de 1906: "A Porta no Muro". A narrativa nos leva a acompanhar as lembranças de Lionel Wallace, que viu uma misteriosa porta verde numa parede branca em diferentes momentos de sua vida. Em uma última conversa com um amigo de infância, o protagonista resgata as memórias de quando a porta apareceu de repente, e ele esteve prestes a entrar por ela e vislumbrar o que de tentador e maravilhoso ali havia, ou optou por seguir seu caminho, ignorando o mundo por trás dela.

É uma leitura rápida, mas que deixou esta leitora refletindo por um tempo sobre as portas que ainda poderão aparecer, e se resistirá à atração por "uma beleza e uma felicidade" capazes de encher o "coração de desejos insaciáveis" que fariam "todos os interesses e espetáculos da vida mundana parecerem insípidos, tediosos e inúteis".

Estaríamos mais próximos de cumprir com felicidade e plenitude nossa missão nesta vida se, nas vezes em que esta porta aparecesse, estivéssemos abertos e com a devida coragem para ultrapassar o muro "que leva à paz, ao prazer, a uma beleza além de qualquer sonho, a uma gentileza que nenhum homem na face da Terra pode conhecer."

O e-book está gratuito para download no aplicativo Amazon Kindle, na versão da editora Wish. 

Por: Daniela Agendes

Licença Creative Commons: permitir a cópia, distribuição e execução da obra, desde que sejam atribuídos os devidos créditos.

#wells #leitura #conto #crítica #resenha #livros #ficção #blogueira #blog #mosaicodepapel #mulheresqueescrevem

Comentários

  1. Muitas portas vão se abrir pra ti Dani, é só o começo duma caminhada. A opção de entrar ou ignorá-la deve ser precedida duma espiadinha antes.... hehehe...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas