Anne segue encantadora em "Windy Poplars"


Em "Anne de Windy Poplars", Anne continua encantadora e ajudando a mudar a vida de algumas pessoas ao seu redor. Neste quarto livro, ela passa três anos em Summerside como professora diretora de uma escola de ensino médio, lugar que a fez desenvolver e mostrar cada vez mais jogo de cintura. 

Ela escreve inúmeras cartas para Gilbert, de quem segue apartada pela distância. A narrativa também se dá em terceira pessoa em muitos trechos. 

Destaque para a história da pequena Elizabeth, sua vizinha em Windy Poplars, que vive longe do pai, com duas senhoras extremamente rígidas e frias. E para o caso de Nora Nelson e Jim Wilcox, que correm o risco de deixar um amor passar nessa vida por causa do orgulho e desprezo da moça. 

O livro é mais uma leitura agradável, e tem algumas personagens cativantes, embora traga outras dispensáveis. Essas só fazem mostrar o quanto Anne circula por todos os cantos com brilho, inteligência e doçura. 

Trechos
Em algumas cartas endereçadas a Gilbert, além da Anne contadora de histórias e novidades, encontramos uma  romântica apaixonada : "À luz do dia, eu pertenço ao mundo... à noite, ao sonho e à eternidade. Mas, ao entardecer, estou livre de ambos, e pertenço só a mim mesma... e a você".

Uma Anne corajosa e bem-humorada: "Gilbert, querido, que nós nunca tenhamos medo das coisas. É uma terrível escravidão! Que sejamos ousados, aventureiros e esperançosos. Vamos dançar ao encontro da vida e de tudo o que ela pode nos trazer, mesmo que nos traga um montão de problemas, como febre tifoide e gêmeos!". 

E aquela Anne que descreve as sensações mais singelas da vida com um olhar profundo, só dela: "Você já percebeu quantos silêncios diferentes existem, Gilbert? O silêncio dos bosques... das praias... dos prados... da noite... e do entardecer de verão". 

"Anne de Windy Poplars" é uma obra de Lucy Maud Montgomery publicada em 1936. É o quarto na linha cronológica, mas foi o sétimo a ser escrito pela autora. 
Tenho lido e gostado das versões em e-book da Pedrazul Editora, pelo app Kindle.

Por: Daniela Agendes
Imagem: capa do livro Anne de Windy Poplars, da Pedrazul editora, no app Kindle.

Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir esta resenha, desde que seja dado crédito ao autor original (blog Mosaico de Papel, de Daniela Agendes ). 

Comentários

Postagens mais visitadas