"O Mistério de Henri Pick" é uma irreverente comédia investigativa

Os filmes franceses costumam trazer histórias não tão comuns ao cinema pop e aos blockbusters, produzidos principalmente pelos Estados Unidos. Embora venha a se inspirar no modelo norte-americano em alguns títulos, o cinema francês oferece uma cultura particular e um ritmo diferenciado e único, capazes de conquistar os cinéfilos. 

Uma dessas histórias cativantes é contada em "O Mistério de Henri Pick", comédia dramática leve e divertida. Quando a jovem editora Daphné Despero (Alice Isaaz) descobre um livro extraordinário em uma biblioteca de manuscritos rejeitados para publicação, vê a chance de ganhar notoriedade no mercado. A empolgação aumenta ainda mais quando ela fica sabendo que o autor é um pizzaiolo sem histórico de escritor, falecido dois anos antes: Henri Pick.

O livro vira best-seller: a viúva e a filha de Pick ganham os holofotes e chegam ao programa de TV do famoso (e pedante) crítico literário Jean-Michel Rouche (Fabrice Luchini). É o apresentador quem levanta a dúvida: não seria uma farsa  a história do simples pizzaiolo e sua obra-prima escrita às escondidas da família? Acreditando ser tudo uma jogada de marketing, Jean parte em busca da investigação, e  logo ganha a companhia de Josephine (Camille Cottin), filha de Henri.

Fabrice Luchini é o crítico Jean, que busca
decifrar o enigma
O filme cativa principalmente pela atuação da dupla Luchini e Cottin e pelo mistério incomum. A ambientação dos filmes franceses também é sempre um deleite à parte: vemos a região da Bretanha, no noroeste da França, local que passa a ser procurado pelos curiosos a fim de estar mais perto da antiga pizzaria onde Henri teria escrito a obra. 



O longa é dirigido por Rémi Bezançon e se baseia no romance homônimo de David Foenkinos, cujos livros “A delicadeza” e “Jalouse” também foram adaptados para o cinema. "O Mistério de Henri Pick" foi lançado no Brasil no Festival Varilux de Cinema Francês em 2019 e está disponível de graça pelo aplicativo Looke, junto a outros 49 filmes, por quatro meses, em promoção lançada por causa da pandemia de Covid-19. 

Por Daniela Agendes
Imagens: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas