A fascinante "Sessão de Terapia" e o olhar para si mesmo

Uma sala de estar adaptada para consultório e duas pessoas, frente a frente, com angústias e conflitos, são as peças necessárias para nos fazer imergir nas histórias de vida contadas na série "Sessão de Terapia", da GloboPlay. Comecei a acompanhá-la já em sua quarta temporada, atraída pelas estreias de Selton Mello como protagonista, vivendo o psicólogo Caio Barone, e da atriz Morena Baccarin, estrela internacional de origem brasileira, que tem no currículo a série Gotham, por exemplo. Em seu primeiro trabalho no Brasil, ela é Sofia, terapeuta supervisora da personagem de Selton. 



O envolvimento emocional que esta série é capaz de proporcionar é fascinante. Assistir às sessões e reconhecer-se em diversas histórias e sensações é inevitável, seja com os próprios pacientes, com as pessoas que os cercam e vão entrando na história - mesmo que só ouçamos falar delas -, ou com o terapeuta Caio. Para quem faz ou já fez terapia, é ainda mais possível e evidente o sentimento de identificação com conflitos de nossas próprias vidas. E fica claro o quanto está, na relação paciente-psicólogo/a, a chave para o enfrentamento e a possível resolução de muitos problemas.


Elenco de Sessão de Terapia, quarta temporada

A série apresenta quatro pacientes, um por episódio, correspondente a cada dia da semana. O terapeuta Caio é o quinto paciente a comparecer ao divã para sua supervisão com Sofia. Ele vivencia um momento traumático, que aos poucos vai sendo revelado. 

Sem antecipar demais, os pacientes de Caio têm perfis variados: às segundas-feiras, Chiara (Fabiula Nascimento) é uma comediante de sucesso que não aceita o diagnóstico de depressão; Guilhermina (Lívia Silva), às terças, é uma pré-adolescente com problemas com o pai e também na escola, onde sofre bullying, além de esconder questões mais profundas; Nando (David Junior), às quartas, é um executivo com dificuldades sexuais com a esposa, que tem atitudes machistas como escape; e Haidée (Cecília de Mello), paciente das quintas, é uma idosa viúva à procura de ajuda para entender o vazio. 

Alguns episódios têm um ritmo lento, apesar da curta duração de 25min, o que me fez levar alguns meses para terminar a temporada. Porém, vale muito acompanhar a quebra do perfil do Caio-psicólogo para o Caio-paciente; este é um dos aspectos mais interessantes da série. Também a forma como a relação de Caio se desenha e se entrecruza de modo complexo com seus pacientes e com sua terapeuta, Sofia. E como Caio vê refletidos em si mesmo aspectos psicológicos dos pacientes – ele percebe sua história nas outras vivências. 

"Sessão de Terapia" é mais uma versão da série original israelense "BeTipul", também adaptada nos Estados Unidos. Os 35 episódios devem chegar ao canal GNT no segundo semestre de 2020 e se encontram disponíveis na plataforma Globoplay desde agosto de 2019. Alguns trechos estão no YouTube.

Por Daniela Agendes
Fotos: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas