Pensar o ser mulher


Se em um único dia do ano pararmos para pensar os significados e lutas de “ser mulher”, o Dia Internacional da Mulher não terá sido em vão. O que afinal significa  o“ser mulher”? Uma construção social, em outras palavras, parte da cultura na qual estamos inseridas desde a barriga de nossas mães, quando o rosa ganha do azul a batalha da cor da parede do quarto do bebê.



Ser mulher é estar submetida a uma gama de comportamentos e modos de aparência considerados corretos para este sexo, reproduzidos e reforçados pela mídia e sociedade como um todo. Em contrapartida, é adquirir conhecimento para questionar isso tudo.  Mas também é conviver com uma série de lutas às quais estamos destinadas desde a infância, quando aos meninos é permitido puxar nossos cabelos ou empurrar-nos, pois é assim que eles demonstram estarem apaixonados. Até a adolescência, quando um deles tenta nos beijar a força numa balada, pois o jogo da conquista pode se dar assim. Até ser mãe, e não poder escolher entre parto normal ou cesárea. Até a terceira idade, quando não somos opção para aquela vaga de emprego.

Ser mulher é uma infinidade de possibilidades. É subverter o que se espera de ser mulher. É questionar os padrões. É ver em outras mulheres as diferenças e aquilo que nos une em essência. É reconhecer o ser humano que somos, com direitos, desejos, fraquezas, fortalezas.

Estaremos ganhando batalhas se neste dia e em muitos outros mulheres gordas, ruivas, índias puderem ser eleitas políticas. Se pobres, loiras, pretas, baixas puderem andar nas ruas sem medo. Se magras, mães, com alguma deficiência puderem ganhar o mesmo salário dos homens pela mesma função. Se lésbicas, altas, avós, mães solo puderem escolher ganhar uma flor no dia 8 de março. Se não formos apenas um rótulo desses, mas quem sabe vários ao mesmo tempo, ou nenhum; se tivermos nossa liberdade intacta, nossos corpos íntegros e respeitados, nosso dia será um ano inteiro, até se tornar uma geração, um século, para sempre.

Daniela Agendes

Image by StockSnap on Pixabay 

Comentários

Postagens mais visitadas